Widget By: www.Kbaus.COM

Major Rafael Passa o Comando do 1º Esquadrão Tenente Amaro ao Tenente-Coronel Moreira

Reportagem e Fotos: Jorge Alexandre e Victor S. Gomez

A sexta-feira, dia 18 de janeiro (2019) em Valença, na Região Sul do Estado do Rio de Janeiro, foi marcada pela solenidade de Passagem de Comando do '1o. Esquadrão de Cavalaria Leve (Aeromóvel) Tenente Amaro', do Major de Cavalaria Rafael Barbosa Pereira ao Tenente-Coronel de Cavalaria Angelo Moreira Carnaval. A solenidade, realizada na unidade situada na Rua Comendador Antonio Jannuzzi, no 415, no Bairro Belo Horizonte, teve inicio às 10 horas e foi presidida pelo Comandante da 12a. Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General Helder de Freitas Braga, tendo sua primeira parte com a cerimônia de inauguração do quadro com a fotografia do ex-Comandante Major Rafael na Galeria de Ex-Comandantes. 

Tenente-Coronel Moreira, General Helder e Major Rafael


Durante a mesma, houve discurso do General Helder, registrando os trabalhos e conquistas da unidade militar nos dois anos (janeiro de 2017 a janeiro de 2019) que esteve sob o comando do Major Rafael, que recebeu condecoração e homenagens. Em seguida, o Tenente-Coronel Moreira agradeceu ao General Helder a confiança em seu trabalho e a chegada ao Esquadrão, e também a recepção que lhe foi feita pelo Major Rafael no período de conhecimento da rotina da unidade militar que antecedeu a sua assunção ao comando, dando-lhe uma assessoria especial. 



A segunda parte da solenidade constou de  Formatura da Tropa no 'Pátio Capitão Pitaluga', no interior da unidade militar, no Bairro Belo Horizonte, no. 415, onde o Major Rafael fez seu discurso de despedida do comando, falando de forma emocionada, agradecendo "... a DEUS, por permitir a caminhada profissional...", "... à família, e em especial à familia, pelo apoio em todos os momentos...", "... aos oficiais e à tropa de modo geral pelo auxílio na condução dos destinos do '1o. Esquadrão de Cavalaria Leve (Aeromóvel) Esquadrão Tenente Amaro". 



O novo Comandante, Tenente-Coronel Moreira, saudou as demais autoridades presentes, sendo Militares, o 2o. Tenente, Ex-Combatente, Herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB), 2o. Tenente Leal, acompanhado de sua filha, senhora Isalete Leal; Secretária da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil-Seção de Valença, Elen Vasconcellos; Ex-Comandantes do 1o. Esquadrão, Tenente-Coronel Ruiz, Coronéis da Reserva Remunerada Marco Antonio Dabés e Paulo Roberto Russo; Contra-Almirante da Marinha do Brasil, José Paulo Bringel; Coronel da Reserva Márcio Goulart; Sargento PM Bronzato, representando Comandante da 3a. Companhia da Polícia Militar (10o. BPM, de Barra do Piraí) em Valença, 1o. Tenente PM Silva Cruz; Conselho Comunitário de Segurança Pública em Valença (CCSP/AISP-10o. BPM/Instituto de Segurança Pública-ISP-RJ), tendo o 1o. Secretário Jorge Alexandre, representado o Presidente (2018/2020) Sandro Alexandre da Silva; Civis, sendo o Vice-Prefeito Municipal de Valença (2017/2020), Hélio Lemos Suzano Junior; o novo Presidente da Câmara Municipal de Valença (2019/2020), Fábio Antonio Pires Jorge; secretários (as) municipais; representantes da ACIVA (Associação Comercial e Industrial de Valença), Presidente Sebastião Roberto Vieira; da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Presidente Maneco Gomes, representado pela Assessora Maysa Furtado; Grupo de Ex-Militares do Esquadrão (Boinas Pretas); Lojas Maçônicas, demais entidades civis,  empresas, e a população representada por  familiares de militares, de ex-militares e amigos.



Em seu discurso, o General Helder ratificou que o Major Rafael comandou de maneira brilhante a unidade, contando com o apoio de todos os integrantes, exaltando a importância da união da família militar, para a garantia do cumprimento da missão em defesa do Brasil. 
O Tenente-Coronel Moreira ressaltou ser uma honra poder comandar a única unidade da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro (hoje Aeromóvel) que esteve na 2a. Guerra Mundial e falou do apoio que recebe de sua família.


TROPA EM REVISTA -  Após os discursos no Palanque do Estado Maior do Exército, o ex-Comandante Major Rafael e o Tenente-Coronel Moreira prestaram continência ao General Helder e o novo comandante, no alto de um Carro de Combate (Blindado) passou a tropa em revista e houve desfile militar. 

Presidente da Câmara Municipal de Valença (2019/2020), Fábio Antonio, e Vice-Prefeito Municipal de Valenca, Hélio Suzano, durante a solenidade.

Em seguida, autoridades e convidados se dirigiram ao Cassino dos Oficiais onde houve recepção a todos. 

HOMEMAGEM - o Presidente da ACIVA (Associação Comercial e Industrial de Valença), Sebastião Roberto Vieira, prestou uma homenagem ao ex-Comandante, Major Rafael, e agradeceu a parceria que foi feita entre o Esquadrão Tenente Amaro e a ACIVA nos dois anos de seu comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Meimei e a Revolução do Bem

Irma de Castro Rocha, conhecida como Meimei por meio de psicografias, foi um espírito que se manifestava mediante as cartas do líder espíri...

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

PLANTÃO NOVAFARMA

PLANTÃO NOVAFARMA
PLANTÃO da NOVAFARMA VALENÇA

Arquivo do Blog