Postagem em destaque

Jornal da Cidade (Online) é homenageado pelo Exército em Valença

Reportagem: Jorge Alexandre //// Fotos: Adir de Souza e Elisabete Cruz de Souza. Na noite da quarta-feira, dia 21 de novembro (2018), o...

Câmara Municipal de Valença Realiza Posse de Fábio Antonio como Novo Presidente

Texto e Fotos: Jorge Alexandre; e Fotos: Adir de Souza

Na noite da quinta-feira, dia 03 de janeiro (2019), a Câmara Municipal de Valença, no Sul Fluminense, teve Sessão Solene de Posse da nova Mesa Administrativa (2019/2020), cujo Cerimonial foi conduzido pelo Secretário Geral de Administração da Casa, Élio Vinício de Carvalho, que convidou os então membros da Mesa Diretora (2017/2018), presidida pelo Vereador Saulo Corrêa, a ocuparem seus lugares, sendo o próprio Presidente Saulo Corrêa; o Vice-Presidente, Dr. Saulo  Beiler; a 1a. Secretária Fabiane Vasconcellos; e o 2o. Secretário, Pedro Graça. Em seguida, as autoridades foram convidadas a ocupar as cadeiras no 'Plenário Vereador Pedro Gomes', na Praça XV de Novembro, no. 676, no Centro da Cidade, sendo: o Prefeito Municipal, Luiz Fernando Furtado da Graça (Fernandinho Graça); Vice-Prefeito, Hélio Lemos Suzano Júnior; Secretários Municipais de Governo, Hiram de Avelar Pinto Júnior; de Administração, Denise Souza; de Fazenda, Rosemere Silva; de Esporte e Lazer, Rômulo Milagres; autoridades Federais do Exército Brasileiro, Comandante do 1o. Esquadrão de Cavalaria Leve - Aeromóvel, Esquadrão Tenente Amaro -, Major Rafael Barbosa Pereira (2017/2019); Capitão Calixto (Chefe da Seção de Relações Públicas da Unidade Militar) e Tenente-Coronel Moreira (que assumirá como novo Comandante no dia 18/01/2019, para cumprir dois anos de gestão); Presidente em exercício da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), Dr. Antonio Carlos Arbex; Presidente da entidade de classe ACIVA (Associação Comercial e Industrial de Valença), Sebastião Roberto Vieira (Tião da Real Embalagem). Demais representantes, de Conselhos Municipais; Conselho Comunitário de Segurança Pública de Valença (CCSP, vinculado ao Instituto de Segurança Pública - ISP - do Governo do Estado do Rio de Janeiro), cujo Presidente Sandro Alexandre da Silva foi representado pelo 1o. Secretário, Jorge Alexandre; JORNALDACIDADE.INFO (Online - Valença e Região) e outras representações acompanharam a Sessão Solene na Assistência do mesmo Plenário. 


Após a abertura da Sessão Solene, houve o discurso do Presidente Saulo Corrêa, que relacionou os trabalhos realizados nos dois primeiros anos da atual Legislatura, como "... Sessões Itinerantes nos Bairros e Distritos como forma de aproximar mais o Poder Legislativo da população; parcerias com a Prefeitura Municipal; respeito com os recursos públicos, com devoluções antecipadas à Prefeitura Municipal para o cumprimento de compromissos com os servidores...", "... entre outras ações administrativas", e agradeceu aos outros 11 vereadores pela compreensão e parceria. Em seguida, foi destituída a Mesa Diretora e assumiu a nova composição. 


O novo Presidente da Câmara Municipal (2019/2020), Fábio Antonio Pires Jorge, já empossado, abriu seu discurso emocionado  agradecendo a DEUS por permitir sua caminhada como vereador de alguns mandatos com o apoio e confiança da população, e de sua família, fazendo referência à memória de sua saudosa "mãe, senhora Sarita, pelos exemplos deixados", e agradeceu ao seu pai, médico (ex-vereador da Casa), presente, que é seu exemplo e o apoia com outros familiares, e a chegada à Presidência da Casa Legislativa, contando com a confiança dos demais  vereadores, quando também agradeceu aos outros três componentes da Mesa, Vice-Presidente, Pedro Graça; 1o. Secretário, Professor Rafael Tavares; e 2o. Secretário, Celsinho do Bar. O Presidente Fábio Antonio agradeceu ao Presidente antecessor, Saulo Corrêa e aos então Vice-Presidente Vereador Dr. Saulo Beiler, 1a. Secretária Fabiane Vasconcellos e 2o. Secretário Pedro Graça, pela administração austera e responsável que realizaram com a participação dos demais vereadores no biênio 2017/2018, conseguindo devolver recursos em torno de R$ 2,5 milhões (dois milhões e quinhentos mil reais) para a Prefeitura Municipal e prometeu trabalhar nos dois anos de sua presidência com os demais vereadores, sempre dialogando e ouvindo seus pares (vereadores) e a população de Valença, administrando também com total responsabilidade os recursos públicos destinados ao Poder Legislativo. 


O Presidente Fábio Antonio fez referência também a todos os servidores da Câmara Municipal (concursados e comissionados) quando disse ter agradecido a cada um o carinho e o respeito com a Casa e com os vereadores, incluindo-o. Disse ainda, o Presidente, entre vários trabalhos realizados em prol da população valenciana, que tudo fará para ver concretizado, é a implantação e entrada em funcionamento do 'ESTACIONAMENTO ROTATIVO', particular, cuja aprovação já foi feita pela Câmara Municipal e pela Prefeitura Municipal, com percentual de arrecadação da empresa que estiver operando o serviço destinado à APAE de Valença, que funciona no Bairro Santa Cruz, e ao CIMEE (Centro Municipal de Educação Especial - Márcia Leite de Almeida), situado no Centro da Cidade, ao lado da Prefeitura.


O Cerimonial abriu a palavra com tempo de 5 minutos a cada um dos 12 vereadores presentes, ao Prefeito Municipal e ao Vice-Prefeito, quando todos falaram sobre as ações de parcerias implementadas entre os Poderes Legislativo e Executivo em prol da população de Valença, sem, no entanto, a Câmara Municipal deixar de cumprir o seu papel Constitucional de órgão Legislativo, e Fiscalizador do Poder Executivo. REFERÊNCIAS - O Presidente Fábio Antonio fez uma saudação ao ex-Vereador Braz Carteiro, presente na Assistência. E, de forma unânime, o ex-Vereador Victo Emmanuel do Couto (Vitinho), de Conservatória (6o. Distrito de Valença), detentor de 7 mandatos consecutivos (registrado no Livro dos Recordes, o 'Guiness Book'), presente na Assistência foi saudado por todos os vereadores, tendo o Presidente Fábio Antonio, que também é de Conservatória, mencionado que "... Vitinho é um exemplo de homem e de político, que apesar de seus 7 mandatos como Vereador de Valença, é um homem simples, que ficou com o patrimônio de uma casa e uma bicicleta, registrado pelo Livro dos Recordes, sendo o mesmo Vitinho de sempre, até hoje".   


Entre outros pontos abordados pelo novo Presidente Fábio Antonio, que continuará sendo marca de sua vereança e como presidente, é a busca de soluções para problemas da comunidade, consultando a opinião pública e os setores envolvidos, fazendo a valorização do diálogo com todas as pessoas e segmentos, estando a Câmara Municipal aberta diariamente à população. Ao final da Sessão Solene a Câmara ofereceu um pequeno coquetel ao público presente.


COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES: Presidente - Fábio Antonio; Vice-Presidente - Pedro Graça; 1o. Secretário - Professor Rafael Tavares; 2o. Secretário - Celsinho do Bar; David Nogueira, Fabiane Vasconcellos, Marcelo de Santa Isabel, Marquinho da Saúde, Michelle Cabral, Dr. Saulo Beiler, Saulo Corrêa, Silvio Graça. 


SESSÕES DA CÂMARA - A Câmara Municipal está funcionando normalmente neste mês de janeiro, de segunda sexta-feira, das 9h às 17 horas. As sessões ordinárias realizadas no Plenário às terças e quintas-feiras é que não estão acontecendo em razão do Recesso Parlamentar, de 20 de dezembro de 2018 até 14 de fevereiro de 2019, reiniciando no dia 15 de fevereiro (terça-feira), às 18 horas, sendo aberta à participacão do público.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Neste domingo, dia 20 de janeiro de 2019, estamos de plantão das 8:00hs às 21:00 horas.

Arquivo do Blog