Widget By: www.Kbaus.COM

VII Seminário sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (VII SENAB)

Fotos: Cel Francisco José Miranda Júnior
Fonte: Ministério da Defesa e Associação dos Ex-Combatentes do Brasil -Seção Valença

No período de 28 a 30 de junho, ocorreu, na cidade de Curitiba, o VII Seminário sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (VII SENAB), que culminou com a III Encenação da Rendição da 148ª Divisão de Exército Alemã. A atividade foi empreendida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, mediante apoio do Comando da 5ª Divisão de Exército.

O Colégio Militar de Curitiba (CMC) foi sede da cerimônia de abertura do Seminário, da série inicial de palestras direcionadas para a temática correspondentes de guerra e palco para a encenação que reuniu público civil e militar. Sendo que dos oito trabalhos escolhidos de inscrições de todo Brasil, dois são de autoria de valencianos, Álvaro Luiz dos Santos Alves (Universo, AHEx) e Elen Cristiane Guida Vasconcellos (CESVA/FAA, AECB-SV), que apresentaram respectivamente as seguintes comunicaç&o tilde;es: “Vozes Femininas da Guerra: O antagonismo no noticiário de duas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial” e “Estudo comparado entre os fatos narrados pelos correspondentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial e os relatos dos pracinhas.” As comunicações foram mediadas pelo Dr. Dennison de Oliveira, do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná.



Foram realizadas duas palestras com autores convidados: Dr. Welton Costa (SECAL), Dra. Carmen Lúcia Rigoni (IHGP), Maj Inf Vitor Giuseppe Rodrigues, Cap Inf. Leandro Xavier de Faria.
Destacaram-se as presenças do General de Divisão Lourival Carvalho Silva, Comandante da 5ª Divisão de Exército; do General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; do General de Divisão Riyuzo Ikeda, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; do General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandan te da 5ª Região Militar; e dos ex-combatentes Odorico Dias de Goes, Eronides João da Cruz, Modesto Mariano de Brito e Reynaldo Pontarolle.



Para fechar o evento houve a Encenação da Rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã, que contou também com a participação dos dois valencianos, Álvaro que fez o papel do General Euclides Zenóbio da Costa e Elen no papel de uma enfermeira combatente.

Ao término da encenação, foram prestadas homenagens aos ex-combatentes, com a entrega da Medalha Jubileu de 70 anos da Vitória Interaliada na Segunda Guerra Mundial. Também foram condecoradas com a Medalha Sargento Max Wolff Filho e a Medalha General Plínio Pitaluga as entidades civis e militar que colaboraram sobejamente para o êxito alcançado: Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército, Grupo de Preservação da História da FEB Capitão Cobra Fumante,&n bsp;Grupo Histórico Libertadores de Montese e Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas.

Essa iniciativa  materializou o culto cívico-militar de respeito e honra aos que lutaram pela Pátria no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Meimei e a Revolução do Bem

Irma de Castro Rocha, conhecida como Meimei por meio de psicografias, foi um espírito que se manifestava mediante as cartas do líder espíri...

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

PLANTÃO NOVAFARMA

PLANTÃO NOVAFARMA
PLANTÃO da NOVAFARMA VALENÇA

Arquivo do Blog