Postagem em destaque

Jornal da Cidade (Online) é homenageado pelo Exército em Valença

Reportagem: Jorge Alexandre //// Fotos: Adir de Souza e Elisabete Cruz de Souza. Na noite da quarta-feira, dia 21 de novembro (2018), o...

VII Seminário sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (VII SENAB)

Fotos: Cel Francisco José Miranda Júnior
Fonte: Ministério da Defesa e Associação dos Ex-Combatentes do Brasil -Seção Valença

No período de 28 a 30 de junho, ocorreu, na cidade de Curitiba, o VII Seminário sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (VII SENAB), que culminou com a III Encenação da Rendição da 148ª Divisão de Exército Alemã. A atividade foi empreendida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, mediante apoio do Comando da 5ª Divisão de Exército.

O Colégio Militar de Curitiba (CMC) foi sede da cerimônia de abertura do Seminário, da série inicial de palestras direcionadas para a temática correspondentes de guerra e palco para a encenação que reuniu público civil e militar. Sendo que dos oito trabalhos escolhidos de inscrições de todo Brasil, dois são de autoria de valencianos, Álvaro Luiz dos Santos Alves (Universo, AHEx) e Elen Cristiane Guida Vasconcellos (CESVA/FAA, AECB-SV), que apresentaram respectivamente as seguintes comunicaç&o tilde;es: “Vozes Femininas da Guerra: O antagonismo no noticiário de duas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial” e “Estudo comparado entre os fatos narrados pelos correspondentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial e os relatos dos pracinhas.” As comunicações foram mediadas pelo Dr. Dennison de Oliveira, do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná.



Foram realizadas duas palestras com autores convidados: Dr. Welton Costa (SECAL), Dra. Carmen Lúcia Rigoni (IHGP), Maj Inf Vitor Giuseppe Rodrigues, Cap Inf. Leandro Xavier de Faria.
Destacaram-se as presenças do General de Divisão Lourival Carvalho Silva, Comandante da 5ª Divisão de Exército; do General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; do General de Divisão Riyuzo Ikeda, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; do General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandan te da 5ª Região Militar; e dos ex-combatentes Odorico Dias de Goes, Eronides João da Cruz, Modesto Mariano de Brito e Reynaldo Pontarolle.



Para fechar o evento houve a Encenação da Rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã, que contou também com a participação dos dois valencianos, Álvaro que fez o papel do General Euclides Zenóbio da Costa e Elen no papel de uma enfermeira combatente.

Ao término da encenação, foram prestadas homenagens aos ex-combatentes, com a entrega da Medalha Jubileu de 70 anos da Vitória Interaliada na Segunda Guerra Mundial. Também foram condecoradas com a Medalha Sargento Max Wolff Filho e a Medalha General Plínio Pitaluga as entidades civis e militar que colaboraram sobejamente para o êxito alcançado: Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército, Grupo de Preservação da História da FEB Capitão Cobra Fumante,&n bsp;Grupo Histórico Libertadores de Montese e Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas.

Essa iniciativa  materializou o culto cívico-militar de respeito e honra aos que lutaram pela Pátria no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Arquivo do Blog