Postagem em destaque

Comemoração dos 161 Anos de Valença RJ

Texto Katia Berkowicz Fotos Victor S. Gomez Diversos momentos marcaram o aniversário de Valença . Neste sábado (29/09), na praça Vis...

17a. Feira de Cultura da Casa Lea Pentagna é sucesso em Valença

Textos e Fotos: Jorge Alexandre e Victor S. Gomez; Vídeos e Edição: Victor S. Gomez 

Foi realizada de 24 a 27 de maio (2018) na Fundação Cultural e Filantrópica Casa Léa Pentagna, no bairro Benfica, em Valença, a '17a. Feira de Cultura' com variadas atrações, como palestras, oficinas, apresentações musicais e estandes de vendas com a participação de empresas da cidade e da região. A 17a. Edição foi "DEDICADA A LEA PENTAGNA, ROSINHA DE VALENÇA, CLEMENTINA DE JESUS, DULCINA DE MORAES e a tantos poetas, músicos, pintores de ontem e de hoje!", tendo como tema, "MUDE VOCÊ, MUDE O MUNDO!!!", numa realização da ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CASA LEA PENTAGNA, com endereço na Rua Vito Pentagna, 213, no bairro Benfica (Site: www.casaleapentagna.org.br / E-mail: lea.pentagna@uol.com.br - Telefone (24) 2453-4178), em Valença-RJ.

O evento é um dos pontos altos, dos mais esperados durante todo o ano na programação de Cultura e de Turismo da Fundação e do município de Valença, na Região Sul do Estado do Rio de Janeiro.
A abertura, no Auditório da Casa Léa Pentagna, às 19 horas da quinta-feira (24), foi feita pelo Presidente, Professor Gilberto Wilson Lima Monteiro, que apresentou o tema da Feira deste ano acompanhado da Diretora de Eventos, Professora Dilma Dantas Moreira Mazzêo, a Mestre de Cerimônias Professora Regina Cotrim e a Conselheira da Casa, Leila Maria da Silva.




Logo em seguida à abertura apresentou-se no Auditório, a Orquestra de Sopro de Valença, com o Regente Peterson Maxwell, da Associação da Corporação Musical Pégasus. O maestro David William concedeu entrevista ao JORNAL DA CIDADE (Online - Valença e Região), quando falou sobre o trabalho realizado pela Orquestra.   


A primeira palestra da noite, com início às 19h30, sob o tema "COMPULSÃO ALIMENTAR E A PSICANÁLISE", foi ministrada por Ana Ribeiro (do Rio de Janeiro), que é Nutricionista Clínica na Prefeitura Municipal de Valença, na Secretaria de Saúde; Nutricoach com ênfase em emagrecimento e mudança de comportamento alimentar; e Andrea Pinheiro (de Valença), que é Psicanalista, Pós-graduada em Teoria Psicanalítica pela UVA, membro do Corpo Freudiano Núcleo Vassouras, Psicopedagoga Clínica e Institucional, e especialista em Transtornos de Aprendizagem.


A palestra seguinte, sob o tema "PARA QUE SERVE A ÉTICA", foi ministrada por Hinaldo Breguez (Juiz de Fora) - Formado em Comunicação Social pela UNIVALE. Filósofo há mais de 16 anos, iniciou sua carreira, como professor em 2004. Atualmente é Diretor da Escola Nova Acrópole, de Juiz de Fora, onde segue conduzindo seus estudos e pesquisas sobre o ser humano.


Na sexta-feira (24/05), às 19 horas, sob o tema "A MUDANÇA INICIA PELA TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA SUA POSIÇÃO DENTRO DA FAMÍLIA", foi ministrada palestra por Regina Guimarães (de Barra do Piraí) - Terapeuta Holística, Facilitadora Sistêmica Familiar, Filósofa e Professora.
                           

Em seguida, às 20h30, sob o tema "JONGO: UM GRITO QUE ECOOU", Daniel Rosa (de Valença), que é Diretor do Canto de Caridade Caboclo Ventania e Fraternidade do Pai, situado no bairro Água Fria, abriu a atividade religiosa convidando os membros e o público presentes para juntos fazerem uma oração e fez a leitura de um ato religioso, tendo seguida, promovido a Dança do Jongo.






Para as 22 horas da sexta-feira estava programada a apresentação do cantor Gerson Santos, com Sambas de Chico Buarque (Voz e Violão), mas o show foi cancelado, sob a alegação de problemas técnicos na aparelhagem montada no palco.


(VÍDEO - DILMA DANTAS ANUNCIA O CANCELAMENTO E PEDE DESCULPAS AO PÚBLICO PRESENTE)

No sábado (26/05), para as 9 horas, estava programada uma "Roda de conversa" com a centenária senhora Maria Reolina, mas foi cancelada pela organização do evento, em razão de, segundo informação recebida, os familiares da senhora Reolina terem recomendado o seu não comparecimento em razão do tempo estar frio.

Ainda no sábado, às 10 horas, no pátio da Casa Léa Pentagna foi realizada Oficina de Yoga, pela professora Camila Andrade, da "Feirinha", que contou com boa participação.


(VÍDEO)

No início da Feira, a Fundação Cultural e Filantrópica Casa Léa Pentagna recebeu através da Diretora de Eventos, Professora Dilma Dantas Moreira Mazzêo, uma homenagem da Câmara Municipal de Valença, nas pessoas do Presidente, Vereador Saulo Corrêa e do Vereador Professor Rafael, um quadro com uma "Moção de Aplausos" pela realização da 17a. Feira de Cultura".

Vereador Professor Rafael, Professora Dilma Dantas e Vereador Saulo Corrêa na entrega do título.


Vereadores Saulo Corrêa e Professor Rafael falam sobre a Feira de Cultura


A programação da tarde de sábado (26/05), contou às 15h30 horas, com apresentação de TAI CHI QIGONG (Arte aplicada na Medicina Tradicional Chinesa), com Raphaela Joplin e alunos.




(VÍDEO)
Às 16 horas, a programação teve palestra sob o tema "SAÚDE INTEGRAL: NOVAS PERSPECTIVAS E AVANÇOS PARA O SÉCULO XXI", ministrada pelo Dr. Jorge Pio, que é Professor Associado da Escola Médica de Pós-Graduação PUC-RJ (Licenciado); Médico Especialista em Doenças Imunoalérgicas pela AMB, da Diretoria AME SERRA AZUL (em formação).


Às 17h15 de sábado, foi ministrada palestra sob o tema "SOCIEDADE, REFLEXO DO 'EU", PELA Psicóloga Clínica Bruna Ferraz.



Às 18 horas de sábado, houve no palco a apresentação do Coral "Cantar é Viver", dirigido pelo Regente Jean Murat (de Valença). O público elogiou e aplaudiu a apresentação que representa Valença em vários eventos na cidade e na região.


Foto: Ena Jannuzzi

Para as 19 horas de sábado estava programada palestra sob o tema "SAHAJA YOGA, A CIÊNCIA MÉDICA ILUMINADA", pela Dra. Carmita Guimarães (do Rio de Janeiro), Médica em hospitais do Rio de Janeiro e praticante de Sahaja Yoga no Brasil, nos Estados Unidos, na Itália e na Grécia, mas não foi realizada, em razão de a palestrante não ter podido viajar em razão da falta de combustíveis, causada pela greve dos Caminhoneiros. O tema "SAHAJA YOGA" foi apresentado então, pelo palestrante Catharino F. Mello.


Em seguida, houve substituição da palestrante Dra. Carmita Guimarães, e uma outra palestrante, Professora Elza Neffa Vieira de Castro, Filósofa e Coordenadora de Doutorado da UERJ, que estava no Auditório para assistir a referida palestrante, falou sobre "O CAOS, EM VIRTUDE DO MOMENTO DE CRISE EM QUE VIVEMOS", tanto no Brasil, envolvendo a greve dos Caminhoneiros, considerada justa, como outras questões negativas no Planeta Terra.


A palestra das 20h30, sob o tema "COMO REALIZAR MUDANÇAS TRABALHANDO A SUA ENERGIA, TOMANDO CONSCIÊNCIA DO C0-CRIADOR QUE VOCÊ É!", Liliam Mendanha (do Rio de Janeiro), Terapeuta Quântica, Trainer, Palestrante e Consultora em Expánsão da Consciência e Desenvolvimento Pessoal, criadora do portal "Viver em Fluxo", MBA em Gestão de Tributos, Sócia na Empresa "Eu Sou Engenharia e Desenvolvimento Ltda", não pôde comparecer em razão  da falta de combustíveis, causada pela greve dos Caminhoneiros.

Às 21h30, houve no palco o show intitulado "Assinatura Feminina", com as cantores Jô Macedo (voz, violão e instrumentista), Lícea Vaz (voz), Sheila Mell (voz) que interpretaram mulheres compositoras brasileiras como Rosinha de Valença (violão e voz), cantora Clementina de Jesus (Valenciana), Anastácia (e Dominguinhos), Dona Ivone Lara (e Nelson Carvalho), Bebel Gilberto e Sueli Costa, entre outras. O acompanhamento foi dos músicos Carlos Rocha (Contrabaixo) e Jean Murat (violão), do consagrado flautista brasileiro Antônio Rocha (substituto de Altamiro Carrilho, que é também maestro) e tem viajado o Brasil e vários países levando a arte da Flauta Brasileira. A cantora e violonista Cíbila Farani não pôde comparecer. Durante o show foi lembrada também outra importante personalidade do mundo artístico brasileiro (que nasceu em Valença), que foi a atriz e autora de Teatro Dulcina de Moraes.




No domingo (27/05), às 15 horas, estava programada atividade sob o tema "Prática de Relaxamento e Meditação Rosacruz", com Marcus Prado, que é Mestre do Capítulo Rosacruz Valença-AMORC).

Às 16 horas, a Feira de Cultura contou com palestra sob o tema "A ARTE DE APRENDER PARA ENSINAR: DISCUTINDO A ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO COM UMA VISÃO HOLÍSTICA", ministrada por Patrícia Torres (de Paracambi), que é Professora Msc, Bióloga, Pesquisador, Consultora Educacional e Pedagógica, com mais de trinta anos de ensino.



 Às 17h30, houve palestra sob o tema "AS DIGITAIS DOS DEUSES: O MISTÉRIO DA ORIGEM HUMANA E O DNA DIVINO", ministrada por Paulo Iannuzzi (do Rio de Janeiro), que é Economista, Consultor em Astronomia, Professor e Pesquisador em Ufologia, Civilizações Antigas, especialista em Egito Antigo, Ufoarqueologia, Ciências Ocultas.
(FOTOS)
VÍDEO)
Às 19 horas, foi realizada palestra sob o tema "A LEI DA MAGIA EM 3 PASSOS: MUDE VOCÊ E O MUNDO MUDARÁ", ministrada por Mário Sérgio F. da Rocha (de Barra do Piraí), Psicólogo Transpessoal, Psicoterapeuta, Hipnoterapeuta, Pedagogo, Escritor, Coach de AltaPerformance.
(FOTOS)
A palestra programada para as 20h30, sob o tema "EMPREENDEDORISMO COM ARTESANATO & FELICIDADE", que seria ministrada por Tereza Barreto (de Campinas), que é Professora de Português/Inglês & Bordado na UNICAMP, Escritora, Conferencista, Coordenadora de Projetos na UNICAMP e Autora do Projeto "Oficina Bola da Felicidade", não aconteceu, em razão da falta de combustíveis, causada pela greve dos Caminhoneiros.
Após as palestras de domingo, aconteceu a partir das 21h30 no palco o show intitulado "Salada Musical" com o cantor e tecladista Marcos Reis, que apresentou músicas de variados estilos e divertiu o público presente e foi muito aplaudido.
(FOTOS)

////////////////////////////////////////////////////////////
OFICINAS COM INVESTIMENTO:
Para o SÁBADO (26/05) às 16h e 17 horas estavam programadas 'OFICINAS CRIATIVAS PARA CRIANÇAS, de 5 a 7 anos', sob a Coordenação da Professora Andréa Alves, com formaçãoem Pedagogia Antroposófica, que também é Professora de Iniciação à Música, Corpo e Movimento e Contadora de histórias, mas foram canceladas por motivo de força maior. Às 19 horas de sábado, foi realizada OFICINA "FILTRO DOS SONHOS", sob responsabilidade de Silma Monteiro Fernandes. No DOMINGO (27/05) foram realizadas OFICINAS DA "FEIRINHA", às 16 horas, sendo Bordados, com a Dra. Stella Gonçalves, e às 17 horas, Plantio de cactos e suculentas, com Luiza Luth.
ATENDIMENTOS:
Durante a Feira de Cultura, constaram na programação: BARALHO CIGANO - Nara Regina daRocha (Valença); HIPINOTERAPIA - Luciano Araújo (Paraíba do Sul); MASSOTERAPIA - Imaculada Moreira (Valença); RUNAS - Diego Zimmermann (Belo Horizonte); TAROT (Consuelo Oliveira (Cabo Frio).
HIPINOTERAPIA - Luciano Araújo (Paraíba do Sul)
(FOTO)
(VÍDEO)

PONTOS DE VENDA DENTRO DA FEIRA:
MAIA AMBIENTAL - NOVA AMBIENTAL, em Valença
(FOTO)

BARONESA - ARTESANATOS & DECORAÇOES (Rio Preto-MG)
(FOTO)

ADELAIDE ARTESANATO
(FOTO)

ARTESANATO ANA PAULA DANTAS
(FOTOS)

ARTESANATO DE COCO DA BAHIA
(FOTO)
(VÍDEO - Entrevista com José Fernandes)

BOLSAS DE CREUZA
(FOTOS)

BUFFET DIRCE DANTAS
(FOTO - Dirce Dantas e Equipe)

DOCES CASEIROS LEILA & CRISTINA
(FOTO)

DOG COAT

GRUPO HINODE COSMÉTICOS
(FOTO)

IMAGINARTE
(FOTO)

INSTRUMENTOS AFRO INDÍGENAS
(FOTO)

IVANA AMEDEU - ATELIER DE CERÂMICA))

NANEL BIJOUTERIA


SONIARTE

TANAS ARTESANATOS



AGRADECIMENTOS do JORNAL DA CIDADE (Online - Valença e Região), à Fundação Cultural e Filantrópica Casa Lea Pentagna, nas pessoas do Presidente, Professor Gilberto Wilson Lima Monteiro; da Diretora de Eventos, Professora Dilma Dantas Moreira Mazzêo; da Secretária Dione Lima; da Conselheira Leila Maria da Silva; da Colaboradora Lúcia Helena Souza; e dos Funcionários, pela gentileza, atenção e colaboração com a equipe que cobriu a '17a. FEIRA DE CULTURA', no período de 24 a 27 de maio de 2018.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Arquivo do Blog