Postagem em destaque

Jornal da Cidade (Online) é homenageado pelo Exército em Valença

Reportagem: Jorge Alexandre //// Fotos: Adir de Souza e Elisabete Cruz de Souza. Na noite da quarta-feira, dia 21 de novembro (2018), o...

Bispo, Dom Nelson, Celebra Missa da Quarta-feira de Cinzas

Texto e Fotos: Jorge Alexandre

Após os cinco dias de Carnaval, a Igreja Apostólica Romana dá início ao período da Quaresma (tempo de conversão e imposição das Cinzas) celebrando a Missa da Quarta-feira de Cinzas, neste dia 14 de fevereiro de 2018.


Em Valença, na região Sul Fluminense, a missa foi celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Nelson Francelino Ferreira e pelo Pároco da Catedral, Padre Edilson Medeiros de Barros, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Glória situada no Centro da cidade.


A igreja, onde se encontra a CÁTEDRA DIOCESANA (responsável por nove municípios, incluindo Valença), esteve lotada por fiéis que foram receber as Cinzas, como sinal de purificação no início do tempo da Quaresma. Em sua homilia, o Bispo Diocesano Dom Nelson  disse que durante o Carnaval há muitos excessos, de bebidas, de atividades físicas e as pessoas mudam suas rotinas. Dom Nelson disse que a Quaresma é um novo tempo, que os católicos devem refletir sobre a valorização da vida, fazer oração, jejum e penitência. "É preciso valorizar a oração, respeitar a vida, os valores cristãos", seguir o rito da Igreja. A comunidade católica fez também orações em intenção do Bispo Emérito da Diocese de Valença, Dom Elias James Manning e do Santo Papa Francisco.

Pároco da Catedral, Padre Edilson e Bispo Diocesano, Dom Nelson

Dentro do objetivo da Campanha da Fraternidade é  necessário buscar por todos os meios através das instituições e da população, a redução da violência contra as pessoas e os valores humanos. Dom Nelson conclamou a comunidade católica a dar menos valor a tudo o que possa levar à  violência, às ações que atentem contra a dignidade humana e contra a família. Ressaltou que o tempo das Quaresma é a oportunidade de todos fazerem uma reflexão interna e profunda.


CINZAS - Dom Nelson Francelino Ferreira abençoou as Cinzas que foram impostas nas testas dos fiéis.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE -  Durante a missa foi anunciada a abertura da 'Campanha da Fraternidade de 2018', com o tema "Fraternidade e Superação da Violência", e lema "Vós Sois Todos Irmãos". A Campanha foi criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1961, para tratar de vários temas, não só religiosos, como sociais, com o objetivo de sensibilizar a sociedade e as autoridades para a necessidade de solucionar problemas do dia a dia vividos ela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Arquivo do Blog