Postagem em destaque

Jornal da Cidade (Online) é homenageado pelo Exército em Valença

Reportagem: Jorge Alexandre //// Fotos: Adir de Souza e Elisabete Cruz de Souza. Na noite da quarta-feira, dia 21 de novembro (2018), o...

Esquadrão Tenente Amaro Comemora 74 anos   

Texto: Jorge Alexandre
Fotos: Victor S. Gomez                                                                                     

Na manhã da quinta-feira, dia 14 de dezembro (2017), o Comandante do 1º.  Esquadrão de Cavalaria Leve - Esquadrão Tenente Amaro (Aeromóvel), Major Rafael Barbosa Pereira e seus comandados recepcionaram com honras militares na entrada do Corpo da Guarda da unidade militar, no bairro Belo Horizonte, o Comandante Militar do Sudeste (São Paulo), General de Exército, Camilo Pires de Campos, e o Comandante da 2a. Divisão de Exército (São Paulo), General de Divisão, Eduardo Diniz, os quais presidiram com ele a solenidade de formatura comemorativa dos 74 anos de criação da única unidade da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, então "1o. Esquadrão de Reconhecimento", ocorrida em 06 de dezembro de 1943, que participou da 2a. Guerra Mundial nos campos de batalha da Itália, sob o comando do Oficial Plínio Pitaluga, seu primeiro Comandante. Durante a solenidade, houve desfile dos militares com fardas e bandeira do Esquadrão usadas na guerra, desfile da tropa em homenagem à Bandeira Nacional e ao Estado Maior do Exército Brasileiro e foi lida a "Ordem do Dia", tendo o General de Exército João Camilo Pires de Campos, elogiado o Major Rafael, Comandante do 1o. Esquadrão Tenente Amaro, pelo zêlo com que conduz a tropa e a unidade militar.

A formatura contou também com as presenças de demais  autoridades militares, civís, de três Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira, Paulo Antônio, Jayme Lyra da Silva e Nilson Machado, acompanhados da Secretária da Associação dos Ex-Combatentes, Seção de Valença, Elen Vasconcellos; do Prefeito de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, do Presidente da Câmara Municipal, Saulo Corrêa, e Vereador Marquinhos da Saúde; do Cônsul Geral da Rússia, no Rio de Janeiro (Brasil), Vladimir Gueorguievich Tokmakov; de representantes da imprensa, Radialista João Alberto Carvalho da Silva (Diretor da Rádio Alternativa Sul FM) e Jornalista Gustavo Abruzzini de Barros (Editor do Jornal Local); do Empresário Davi Nogueira (Diretor da Indústria de Plásticos de Valença); do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Valença (ACIVA), Sebastião Vieira; de instituições religiosas, educacionais, Clubes de Serviços como Maçonaria (representada por Roberto Peixoto), Grupo de Escoteiros de Valença (representado por Luiz Carlos Monteiro Nogueira) e Rotary Club de Valença (Rotary International), presidido pelo Advogado Fabrício Itaboraí Ferreira. Foram entregues a "Medalha General Pitaluga" e "Diplomas de Amigos do Esquadrão" a militares e aos civís mencionados, incluindo o Bispo da Diocese de Valença, Dom Nelson Francelino Ferreira e ao Pároco da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Glória, Padre Edilson; ao Pastor Evangélico Vágner Capilluppi; ao Cônsul Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Gueorguievich Tokmakov; ao Artista Plástico Zirley Ávila; e ao Maestro Antonio Carlos, da Orquestra de Cordas do Jardim Valença. Como forma de valorização da arte musical, o Comando do 1o. Esquadrão Tenente Amaro convidou a Orquestra a se apresentar para os presentes e foi aplaudida pelo público, tendo recebido também um elogio e incentivo do General de Exército Camilo Pires de Campos. Empresário Jorge (Trustec); Nelson de Souza Medeiros, 'Relações Públicas da Associação dos Bôinas Pretas de Valença'; Cantor e violonista Paulinho Lima. Professor Antônio Celso Alves Pereira, Diretor Geral do Centro de Ensino Superior de Valenca (CESVA-FAA); Empresário Paulo César Osório (Restaurante Colonial); (Hotel Palmeira Imperial), Professor-Doutor em História, Raimundo Mattos. Ao final da solenidade foi servido um coquetel aos convidados no Cassino de Oficiais e no Salão de Cabos e Soldados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Arquivo do Blog